quarta-feira, 11 de abril de 2007

Escolhendo o Hardware para o MythTV

O hardware é a primeira e mais importante escolha para quem quer montar um settopbox baseado no MythTV. Antes de comprar as peças verifique o suporte em Linux de cada uma delas para não ter dores de cabeça futuras. Dê preferência às marcas e produtos que possuem suporte nativo no kernel ou que tenham o código fonte disponível para a comunidade desenvolvedora. Nada mais frustrante que adquirir uma certa placa de vídeo ou captura que não funciona adequadamente em Linux simplesmente porque o fabricante não libera as especificações técnicas do produto para a comunidade. Em alguns casos o fabricante libera o driver para Linux em formato binário. É o caso da Nvidia que oferece driver das suas placas de vídeo em formato binário mas se nega a oferecer o código fonte para que a comunidade melhore o desempenho destes produtos em Linux.

Se você tem dúvidas quanto a escolha do material visite fórums de discussão do Linux e mais especificamente do MythTV e KNOPPMYTH prestando atenção no Hardware informado pelos usuários participantes dos fórums. Em geral qualquer hardware que funcione bem em Linux servirá para o seu settopbox mas dê preferência aqueles que já foram testados por outros usuários do MythTV e KNOPPMYTH. Isto porque os desenvolvedores do projeto MythTV só tem acesso a uma limitada gama de hardwares e tendem a concentrar os seus esforços em torno de um determinado produto. É o caso do grupo KNOPPMYTH que centraliza suas escolhas em torno de dois produtos muito comuns na Europa: As placas de vídeo da Nvidia e as placas de TV e Captura da Hauppauge (PVR-150, PVR-250, PVR-350 e PVR-500). Infelizmente a Hauppauge http://www.hauppauge.com pouco oferece os seus produtos aqui no Brasil mas é possível importar os seus produtos pela internet.

A título de referência eis a configuração atual do meu settopbox:

. Placa mãe GA-8i865GME da Gigabyte para soquete 775 (som, vídeo e rede);
. Processador Celeron D de 2.8 GHz 775 com cache de 256 kb;
. 512 MB de RAM DDR400 - PC3200;
. Placa de vídeo AGP GEFORCE da Nvidia com 64 MB (saída composite e svideo para TV);
. 2 Placas de TV e Captura Wintv-GO da Hauppauge (bt878);
. Gravador DVD LG;
. Gabinete Troni Compacto;
. Sensor de IR serial caseiro=homebrew;
. Controle Remoto Black (vendido com placas de TV da Pixelview);
. Joystick USB (a maioria dos USBs funcionam em Linux).
. TV de 29" da LG com entradas Composite e S-video.


Como o meu gabinete é extremamente compacto (33 x 13,5 x 37 cm) só posso usar placas mãe com tamanho padrão baby (a maioria das onboard). Este gabinete é muito bom para o uso como settopbox porque pode ser instalado tanto na vertical como na horizontal. Sua altura é de 13,5 cm na horizontal e cabe perfeitamente no rack da minha sala de TV e não chama tanto a atenção dos visitantes por ser compacto. Apesar do tamanho reduzido ele aceita qualquer placa de expansão (PCI ou AGP) pois a sua altura está de acordo com estes padrões não requerendo mudança de gasket das placas. Outra coisa boa deste gabinete para o uso como settopbox é o painel frontal que oferece duas portas USB e mais a entrada para microfone e a saída para fone de ouvido. Recursos extremamente interessantes para quem pretende plugar um joystick para os jogos da gurizada.

As duas placas de TV da Hauppauge apesar de já serem ultrapassadas dão conta do recado (TV, rádio FM, PIP, Record, ...). São reconhecidas pelo kernel sem a necessidade de qualquer parâmetro para o módulo bttv pois possuem firmware onboard, caracterísitica faltante nas famosas pixelview (daí o preço mais em conta). Infelizmente estas placas não possuem controlador de IR embutido portanto o jeito foi usar um sensor serial feito segundo descrito no projeto LIRC www.lirc.org. Este sensor é vendido no Mercado Livre www.mercadolivre.com.br a preços bem convidativos. Já o controle remoto afanei de uma placa de TV MPEG2 da Pixelview que comprei mas nunca consegui configurá-la corretamente no Linux. Quem quiser adquirir uma destas pixelview com preço bem em conta pode se aventurar pelo Mercado Livre sempre tendo em mente que é bastante trabalhoso botar tais placas para funcionar em Linux. Com a palavra Davi Dalben http://knoppmythbr.blogspot.com/2006/06/pixelview-playtv-mpeg2-atualizado.html.

É isso aí pessoal. Neste post tentei ajudar os colegas que pretendem construir o seu próprio PVR mas estão cheios de dúvidas quanto a escolha do hardware necessário para a implementação do settopbox. Espero ter contribuido para o aumento do número de fãs do MythTV e estou aberto a perguntas ou comentários.