sexta-feira, 13 de abril de 2007

A briga dos PVRs

O MythTV é um dos melhores PVRs que já conheci mas não é o único. Antes de adotar de vez o Myth como o meu PVR permanente instalei e testei quase uma dezena deles disponíveis na internet tanto em Linux quanto em Windows . Neste post falarei brevemente de alguns PVRs do mundo Linux que concorrem com o MythTV.

O primeiro PVR que tomei ciência e pude apreciar foi o FREEVO www.freevo.org. Simples, leve e solto. Tem módulos bem conhecidos dos usuários do MythTV: Gallery, TV (Guide, record, ...), Video e Music. O lado legal do Freevo é que ele sequer necessita de interface gráfica para funcionar. Sua UI (User Interface) funciona tanto com SDL (Simple DirectMedia Layer) quanto com X11 (Xwindow). Graças a esta particularidade pode ser concebido numa configuração de hardware mais modesta que a necessária para rodar o MythTV. Não é tão completa quanto o Myth mas merece a atenção de quem deseja montar um PVR e está disposto a abrir mão de alguns recursos presentes no MythTV.

Se você adora aproveitar peças velhas para montagem de dispositivos embedded não pode deixar de conhecer o projeto GEEXBOX www.geexbox.org. Imagine um PVR com suporte às tecnologias mais recentes (Stream, TV (analógica e digital DVB), Video, Music, Picture, ...) que roda a partir de mídias como CD, Compact Flash, Pendrive, HD e só consome 8 MB. Confesso que fiquei impressionado com tamanho enxugamento sem perda de performance e recursos. O miolo do projeto está centrado no mplayer e no conjunto de bibliotecas ulibc. O único inconveniente do GB é que a implementação de novos recursos exige habilidades de programação em C e portanto deixa de fora a maioria dos seus usuários. Entretanto, vê-lo em funcionamento já é uma experiência bem agradável.

Outro PVR que me chamou a atenção foi o VDR http://www.cadsoft.de/vdr/. Outro da linha "Prá que Xwindow" que usa os recursos de Framebuffer presente em toda placa de vídeo para exibir vídeos e outros recursos multimídia. O VDR é centrado nas placas com suporte a DVB (Digital Video Broadcasting) que é o padrão Digital de Rádio e Televisão da Europa. Placas como Skystar2 podem sintonizar canais de rádio, televisão e texto presentes nos satélites que transmitem em DVB (Brasilsat B1, B2, B3, B4, Hispasat, NSS806, ...). O VDR aposta nesta tecnologia para implementação de um settopbox capaz de levar o mundo digital ao nosso alcance. Sua implementação não é tão simples quanto o MythTV mas vale a pena testar uma vez que todos os satélites que tem footprint (cobertura) no Brasil usam o DVB como padrão de transmissão. Existe uma distro Linux chamada KANOTIX http://www.vdr-wiki.de/wiki/index.php/Kanotix_-_VDR_Live_CD que traz pré-instalado o VDR. O ponto negativo deste projeto é que ele não tem suporte a TV e rádio analógicos. Ainda existe isso na Europa?

Existem outros bons PVRs tanto para Linux quanto para Windows mas os que mais me cativaram foram os três abordados neste post. Espero ter ajudado algum leitor do meu blog na escolha do PVR mais adequado a sua realidade.