terça-feira, 25 de setembro de 2007

Nova onda: IP/DVB

Quem curte apontar antenas parabólicas para satélites sabe que o DVB (Digital Video Broadcasting) é o padrão de transmissão de Rádio e TV Digital Europeu. O que talvez não saiba é que este padrão também é utilizado por provedores de internet para a transmissão de dados.

São inúmeros os satélites que tem transmissão de pacotes via satélite no Brasil mas o mais conhecido talvez seja o Atlantic Bird 1 pois foi este satélite o escolhido pela Opensky para oferecer os seus serviços de internet via satélite no nosso país. Representada no Brasil pela Ragio, a Opensky disponibiliza internet unidirecional (somente download) para incrementar os downloads de usuários de acesso discado e até mesmo de banda larga garantindo aos seus clientes taxas de descida bem mais robustas que as obtidas nos sistemas tradicionais (acesso discado, ADSL, cabo, via rádio, ...). Note que por ser um sistema unidirecional torna-se necessário a contratação de um serviço de acesso a internet terrestre para a realização dos uploads (envio de pedidos).

Para contratar este serviço basta ter uma antena parabólica banda ku apontada para o satélite mencionado anteriormente bem como uma placa DVB-s (Technisat Skystar 2, Broadlogic 2030/2035, ...).

Mas quem não está disposto a desembolsar um valor considerável para ter este serviço poderá testar o download de pacotes de graça. Basta instalar um programa chamado SkyGrabber ou outro similar e pegar carona nos downloads dos clientes desta e de outras operadoras de internet via satélite.

Eis alguns satélites com footprint no Brasil que têm bons pids de IP/DVB para serem explorados:

. Estrela do Sul 1 (12054H- 26666);
. Atlantic Bird 1 (11596V - 27500);
. Intelsat 6B (11010H - 27900);
. Amazonas (10975H - 26666; 10975V - 27000, ...).

O SkyGrabber escaneia o transponder solicitado em busca de pids de IP/DVB. Uma vez localizados estes pids o programa passa a identificar os downloads dos usuários e baixa-os para o seu PC. Um sistema de filtros permite selecionar que tipos de arquivos devem ser salvos no HD e quais devem ser descartados. Tem muita pornografia mas de vez em quando aparece algo útil.

Se você está cansado dos canais digitais abertos que não tem nenhum conteúdo o IP/DVB é uma ótima opção para preencher o seu tempo livre.