quinta-feira, 24 de maio de 2007

Novo PVR: Linux MCE

Estava à toa na net pesquisando sobre PVRs quando me deparei com um comentário sobre o Linux MCE. Fiquei tão entusiasmado com o pequeno comentário que não pude deixar de conferir os detalhes de mais este PVR do mundo Linux. Encontrei este link em que o autor do vídeo mostra o PVR em ação e faz uma ligeira comparação com o Windows Media Center da Microsoft.

Na verdade, eu já conhecia a idéia central do Linux MCE mas sob outro nome. Um projeto similar a ele chamado Pluto me chamou a atenção mas não dei importância imediata por achar que se tratava de um produto comercial devido a beleza do site do projeto. Depois que descobri que o mesmo era baseado em Linux e MythTV decidi fazer o download das imagens ISO mas como ando muito atarefado ultimamente não tive tempo para fazer um teste nesta distro. Já agendei o download do Linux MCE e assim que tiver um tempinho livre farei uma análise mais detalhada de ambos e posto aqui neste Blog.

Enquanto o KnoppMyth tem o Fluxbox como Gerenciador de Janelas e é construído com base no Debian puro, os idealizadores do MCE escolheram a distro Ubuntu como base para a implementação deste projeto. Recentemente eles adotaram o Kubuntu (KDE + Ubuntu) como distro oficial devido a problemas com o Gnome (Gerenciador de Janelas padrão do Ubuntu). Isto deve exigir uma boa máquina (memória e processador) uma vez que o KDE é bem pesado. Pelo visto terei que dá uma incrementada no meu micro se quiser pelo menos testar este PVR uma vez que tenho instalado o KM nele e de vez em quando a situação fica complicada.

Enquanto isso não acontece sigo firme na implementação da minha própria distro PVR baseada em Debian ETCH e MythTV. Até já dei um nome a ela: Mythian. Que tal?

2 comentários:

A.O. disse...

Jaelson,
estou interessado em desenvolver alguns projetos de media center usando open source, se ouder me manda um e-mail
andreocc at gmail

ok?

abraços

Jaelson Lima disse...

Oi André,

As possibilidades são muitas como você deve ter percebido ao ler os artigos do meu blog. No momento, tenho dois PVRs em funcionamento: um baseado no projeto MythTV graças ao trabalho duro da equipe do KnoppMyth e outro que usa o projeto VDR (Video Disk Recorder).

Caso queira entrar em contato comigo em PVT para dúvidas ou esclarecimentos mande-me e-mail para o endereço jaelson at prsc.mpf.gov.br

Um abraço,

Jaelson Lima
Petrolina-PE