quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sensor/receptor IR para PVRs

Quando pensamos num PVR, como o VDR ou o MythTV, logo nos vem à cabeça a idéia de como iremos controlar remotamente as suas inúmeras funções com conforto e praticidade. Existem várias possiblidades: Infrared, IRDA, Bluetooth, etc. Neste post abordarei o uso do Infrared como elemento de controle remoto em PVRs.

Existem dois tipos básicos de sensores para controle remoto por infrared: serial e conjugado à placa de captura. O primeiro é o mais universal de todos pois exige apenas uma porta serial comum disponível no pc. Este tipo de sensor é extremamente barato e até mesmo façil de implementar. Na página do projeto LIRC existem alguns projetos de receptores seriais prontos para serem construídos em casa.

Figura 1

Na figura 1 acima podemos observar o jeitão de um tipo comercial de sensor/receptor para controles infrared. Dentro da caixinha preta existem apenas uns cinco ou seis componentes bem fáceis de serem encontrados em lojas de eletrônica. Este sensor, compatível com Windows e Linux, é vendido em sites de leilão na internet por preços bem convidativos.

O outro tipo de sensor acompanha as placas de TV, FM e Captura. Estes não são tão universais quanto os seriais mencionados anteriormete mas servem perfeitamente na maioria dos PVRs existentes.

Figura 2


Na figura 2 acima vemos um modelo de sensor para placa de captura acompanhado do respectivo controle remoto. Este modelo é vendido junto com placas de captura da Pixelview (Play TV Ultra e outras). A conexão à placa é feita por um jack do tipo P1 ou P2.

Um grande inconveniente deste tipo de sensor é que geralmente só o controle que acompanha a placa funciona com ele. Isto se deve ao fato de que a decodificação dos códigos infrared emitidos pelo controle remoto é feita por um microcontrolador presente na placa e não pelo software do PVR. Isto limita em muito a escolha do controle remoto ideal ao PVR pois simplesmente não há escolha.

Por outro lado, o sensor serial aceita qualquer controle remoto que emita códigos infrared padronizados. Neste caso, a decodificação dos códigos fica a cargo de um software (Lirc, Winlirc, Girder, ...) que trabalha em conjunto com o PVR. É, na minha opinião, o tipo de sensor mais adequado para o projeto de um bom PVR.

7 comentários:

Unknown disse...

Estou tentando montar um PVR, encontrei seu blog e gostaria de ter algum auxílio. 1) Existe em algum lugar um passo a passo para montar um PVR? 2) É possível acessar mais de um canal ao mesmo tempo na sky. Tipo eu gravo um e assisto a outro? Se puder ajudar fico grato. Marcos

Jaelson Lima disse...

Marcos,

Um bom começo para quem pretende montar um PVR é o KNOPPMYTH em http://mysettopbox.tv/knoppmyth.html

Lá você encontrará uma distro linux livecd completa para implementar um PVR baseado no MythTV muito fácil de instalar e configurar.

O box da Sky só permite sintonizar um canal de cada vez. Eu uso duas placas de tv para conseguir o recurso que você mencionou mas não funciona com a assinatura da sky. Funciona com os canais da NET analógica via MMDS. Dá para gravar um canal e assistir outro simultaneamente bem como ter PIP (Picture In Picture).

João disse...

Ola Jaelson como vai?

Venho acompanhando seus posts tanto aqui como os do 2j e gostaria de sua opinião com referência à uma hauppauge.wintv nova s. Penso ter lidoem seus comentarios que estes modelos têm suporte nativo nas distros alemãs é isso mesmo?
Este suporte não estará presente nas versões 7.0 r2 do kurumin?

Jaelson Lima disse...

jocadatoca,

Já te respondi em private mas vou deixar a resposta aqui também para futuras referências.

O Kernel do Linux tem suporte nativo a placa DVB que você mencionou mas este suporte precisa estar ativo nele (ter sido compilado previamente) senão você terá que fazê-lo.

Não sei se o kernel que vem no seu Kurumin já tem os módulos ativos mas é bem provável que sim pois esta placa é manjadíssima. Verifique o log de inicialização e veja se a placa foi detectada e os DEVs foram inicializados corretamente.

$ dmesg

João disse...

Grande Jaelson, estou aguardando a chegada de um parente que prometeu trazer-la, chegando faço os testes e comento aqui de imediato. Não recebi seu email fico no aguardo para que saibamos do nosso contato. De toda forma obrigado e até

Saudações

Alysson Costa disse...

Olá, tudo bem? Sou Alysson de BH/Brasilia e tambem sou usuário do MythTV.
Agradeço muito a você pelas informações no blog, contribuiram muito.
E agora é minha vez de contribuir.Estou montando a comunidade MythTV-BR e queria
convidá-lo para participar.

Desde já agradeço a atenção

Alysson Costa
http://www.mythtv-br.org/

LABAREDA TINTIM disse...

Caro Joelson, tudo bem? Gostaria de saber como a MythTV resolve o problema do guia de programação com canais do Brasil. Existe um "grabber" específico? Funciona bem? E como fica a questão das regiões com canais diferentes? (a grade da NET em SP é diferente da de Porto Alegre, por exemplo)