quinta-feira, 12 de julho de 2007

Um controle remoto para o PVR

Uma das tarefas mais difíceis para quem está montando o seu próprio PVR é encontrar um controle remoto (transmissor) que tenha todas as teclas adequadas às funções do Settopbox. Desde que me interessei por PVRs feitos em casa nunca havia encontrado um controle que atendesse plenamente aos meus anseios até conhecer o site DVBShop. Esta loja virtual tem de tudo para quem pretende montar um PVR digital. Desde placas DVB até sensores IR e controles remotos bem interessantes. Fiquei bastante interessado no modelo abaixo:


Note o conjunto de teclas coloridas (vermelho, verde, amarelo e azul). Estas teclas tem fundamental importância no VDR uma vez que alguns menus deste PVR seguem este padrão de cores presentes em inúmeros controles de hoje (Sky, Pinnacle, Gradiente, Century, ...).

Além disso este controle tem quase todas as teclas fundamentais que um bom PVR necessita:

. Teclado numérico com alfabeto (bom para edição sem teclado);
. Controle de Volume (Vol+, Vol- e Mute);
. Navegação de vídeo (pause, stop, rec, play, forward e rewind);
. Navegação de Menus (Up, down, left, right e Ok);
. Mudança de canais (ch+ e ch-);
. Power (desligamento do STB);
. EPG (Guia de Programação);
. TV/Radio (Atalho para canais de TV ou Rádio).

Só faltaram as teclas MENU e OSD bem como PIP para satisfazer o desejo dos amantes do MythTV. Para o VDR está perfeito pois tem a tecla I que pode ser usada para acessar o menu do sistema enquanto que a tecla Exit permite escapar ou voltar para o menu anterior. A tecla POWER tem uma boa utilidade neste PVR pois ao pressioná-la o STB inicia o processo de desligamento caso nenhuma tecla seja pressionada em 5 segundos. Bem mais interessante do que no MythTV que exige navegação por menus até chegar na opção Shutdown sem direito a cancelar caso se arrependa.

Um outro ponto positivo deste controle remoto é a independência entre as teclas de navegação de menus (up, down, left, right e ok) e as teclas de Volume e Canal. Isto diminui a possibilidade de haver conflito quando da definição das funções de cada tecla. Apesar da diversidade de teclas o tamanho do controle ficou bastante reduzido se compararmos com outros modelos existentes no mercado e deve ser levado em consideração na hora da compra do dispositivo.

Mas nem tudo são flores neste mundo. O preço deste controle até que está muito bom, mesmo em dólar ($ 5,66). Aqui no Brasil um aparelho similar a este não custa menos que R$ 15,00. O problema reside no custo de envio da Europa para cá ficando no mínimo em $ 40,00 pela modalidade mais econômica. Alto demais para quem pretende obter apenas uma ou duas unidades. Estou estudando a possibilidade de adquirir algumas unidades deste controle mais alguma placa DVB para um novo PVR mas tenho medo de que quando o material chegar no Brasil receba a taxação de importação do governo brasileiro que geralmente fica em 60% do valor total (produto mais frete). Assim vai doer mais ainda no meu bolso.

Enquanto isso não ocorre fico imaginando como seria o meu PVR com este controle remoto ...

5 comentários:

Davi Dalben disse...

Dando meus "pitacos"! :-)

No Mythtv (ou KnoppMyth) você não precisa selecionar a opção PowerOff. Basta ativar o MythWelcome, um programa que roda antes do MythFrontend e controla o desligamento automático do micro após um ESC no menu inicial.

O tempo até o desligamento é configurável pelo usuário e o software também gerencia a hora em que o micro será religado automaticamente (função da BIOS) caso haja algum programa para gravar.

Ah! E, se o usuário saiu do MythTV sem querer, é só configurar um botão do controle remoto como "enter" e ele retorna ao menu principal.

E, sobre controle remoto, o MythWeb vem com este controle remoto virtual (http://67.171.177.27/remote/remote.html - espero que esteja no ar) com 41 teclas, que pode servir de base para a compra de um controle legal.

Ou, caso você tenha um PDA com acesso Wi-Fi, basta acessar a página do seu MythBox através do MythWeb e controlar seu PVR pelo PDA. Via internet, eu consigo controlar até pelo celular. Se eu não tivesse que pagar pela conexão... ;-)

Davi Dalben disse...

Aliás, aqui em São Paulo parece que todas as pequenas lojas de shopping foram invadidas por um batalhão de controles remotos.

De todas a marcas e modelos, (semelhantes aos) originais ou universais, desde os mais simples (4 ou 5 botões) até verdadeiros monstrengos (com 40 ou 50 botões), e todos a um preço razoável.

Se for só pelo controle remoto, acho que vale a pena fazer uma pesquisa nas lojas brasileiras antes de fazer uma importação a esses preços que você citou.

Jaelson Lima disse...

Valeu Dalben,

Infelizmente não moro em São Paulo para ter acesso a tamanhas facilidades mas tenho visto muitos controles sendo vendidos pela internet que se aproximam do que espero de um CR. Aqui mesmo em Petrolina vi uns dois ou três modelos que quase me convenceram a comprá-los mas preferi adiar acreditando encontrar o modelo dos meus sonhos.

Obrigado pela dica do MythWelcome. Já tinha ouvido falar dele mas devido a falta de tempo nunca dediquei um tempinho a ele. Agora que sei do que ele é capaz vou reservar algum tempo para melhorar ainda mais o meu STB MythTV.

Cordialmente,

Jaelson Lima
Petrolina-PE

Unknown disse...

ola jaelson.
estive dando uma olhadaem seu blog e me enteressei muito no seu projeto de um vdr.gostaia de receber mais informaçoes sobre o mesmo.Grato.
lemos1000@bol.com.br
Marcos lemos

JeffinhoTFC-FLA disse...

opa queria saber se tem como passar os arquivos do hd do decoder direto pro pc
eu conectei o hd do sky+no pc....e nao conseguia copialos para o pc
se alguem souber me d um toque pelo meu imail
jeffersoniussif@hotmail.com
obrigado